Sunday, October 05, 2008

Animais que morrem...

Man with Dog by Francis Bacon
...
Pensamos diferir dos outros animais por podermos encarar a perspectiva das nossas mortes, quando não sabemos mais do que eles o que a morte traz consigo. Tudo nos diz que a morte significa a extinção, mas não somos capazes de imaginar o que isso queira dizer. A verdade é que não tememos a passagem do tempo porque sabemos que a morte existe. Tememos a morte porque resistimos à passagem do tempo. Se outros animais não a temem como nós, não é porque nós saibamos alguma coisa que eles não sabem. É porque não são oprimidos pelo tempo.
...
(...)
...
Uma das poucas passagens em que vemos um autor europeu escrever que as mortes dos seres humanos não são diferentes das dos outros animais aparece assinada por Bernardo Soares.
...
"Se considero com atenção a vida que os homens vivem, nada encontro nela que a diferencie da vida que vivem os animais. Uns e outros são lançados inconscientemente através das coisas e do mundo; uns e outros se entretêm com intervalos; uns e outros percorrem diariamente o mesmo percurso orgânico; uns e outros não pensam para além do que pensam, nem vivem para além do que vivem.
...
O gato espoja-se ao Sol e dorme ali. O homem espoja-se à vida, com todas as suas complexidades, e dorme ali. Nem um nem outro se liberta da lei fatal de ser como é."
...
"Bernardo Soares" foi uma das múltiplas identidades imaginadas que o grande escritor português Fernando Pessoa assumiu. Certas verdades não podem ser ditas a não ser como ficção.
...
...
John Gray
(in Sobre Humanos e Outros Animais)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home