Wednesday, May 09, 2007

Provérbios e Cantares

Watersnakes by Klimt
...
I
...
O olho que vês não é
um olho porque o vês tu:
é olho porque te vê.
...
IV
...
Mas busca em teu espelho o outro,
o outro que vai contigo.
...
XXXVI
...
Autores, a cena acaba
com um dogma de teatro:
No princípio era a máscara.
...
L
...
Com o tu do meu cantar
não te falo, meu amigo:
esse tu sou eu.
...
LIII
...
Entre o viver e o sonhar
está o que mais importa:
despertar.
...
LXVI
...
Tende em atenção:
coração solitário
não é coração.
...
LXXXVI
...
Tenho os meus amigos
na minha solidão;
e quando estou com eles
que longe que estão!
...
XCIII
...
Qual é a verdade?
É o rio que flui e passa
e onde barco e o barqueiro
são também ondas de água?
Ou este sonhar de marujo
sempre com margens e âncora?
...
...
...
António Machado

0 Comments:

Post a Comment

<< Home